Consumismo 1
O consumismo é uma compulsão que leva o indivíduo a comprar de forma ilimitada e sem necessidade,
bens, mercadorias e/ou
serviços. Ele se deixa influenciar excessivamente pela mídia ou por uma sociedade que procura status, o que é comum em um sistema dominado pelas preocupações de ordem material, na qual os apelos do capitalismo colam fundo na mente humana.
Surge com o capitalismo, que só começou a partir da decadência do feudalismo (Sistema econômico e político que consistia na troca de mão de obra por produtos em geral
alimentos)
Seu surgimento foi na Europa, no fim da idade média, após as cruzadas, quando houve intensa troca de mercadorias com o oriente.
Os europeus começaram a sentir necessidade daquelas especiarias e do luxo oriental que eles não tinham. A partir daí, o comercio foi crescendo e o capitalismo passou a mandar, induzir, insuflar e alienar as mentes da humanidade para consumir cada vez mais.
Essa lógica consumista traz sérios problemas para o meio ambiente, porque quanto mais se consome, mais se produz e essa produção é feita a partir dos recursos naturais.
Veja, Segundo a pesquisa, a produção de um smartphone genérico demanda nada menos do que 18 metros quadrados de terra e 12.760 litros de água (o equivalente a cerca de 160 banhos pelos cálculos da ONG).
Dois quintos do impacto da água deve-se à poluição nas fases de fabricação e montagem de componentes, e outra parte para a produção de embalagens. A “ONG pegada da terra" leva em conta as áreas de exploração de materiais utilizados para fabricar o aparelho e suas embalagens.
Além da água e da terra, as matérias-primas em um smartphone incluem minerais, tal como o lítio, tântalo e cobalto e metais raros, a exemplo da platina.
Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/quanto-custa-um-smartphone-para-o-planeta
A política dos 5 Rs é conhecida e utilizada por muitos. Ela consiste no
ato de reciclar. repensar,
reduzir,
recusar,
reutilizar e