CONSULTORIA
Segundo Moser (2009) ele define consultoria como prestação de serviços, o consultor é como um médico, quando as pessoas estão doentes vão ao médico, e assim também acontece com a empresa, quando se está com algum problema ela procura um consultor. Organizar e controlar o financeiro de uma empresa também não é nada fácil, por isso existe os consultores financeiros, eles vão cuidar da organização e das tomadas de decisões.
Para Sousa (2008), ser um consultor é necessário domínio e experiência, para que se consiga isso o ideal é que o profissional tenha pelo menos 10 anos na área. Ele vai detectar erros e mostrar os objetivos. As coisas não devem ficar só na teoria, o bom consultor é aquele que tem a prática e que convive dentro da empresa. O consultor cria soluções e encara os momentos ruins que a empresa está passando buscando a melhoria. Tudo tem que ser na base do domínio, experiência e comprometimento.
Segundo Faria (2004) consultoria tem a ver com conhecimento e muita informação, informação é a base de tudo. Empatia, atualização, facilidade para detectar soluções e acima de tudo, gostar do que está fazendo. As coisas só são bem feitas quando fazemos com amor. Informação hoje em dia é encontrada em qualquer lugar, desde a internet, até a biblioteca da esquina. Mas para que se conclua um trabalho de consultoria com êxito, é necessário mais que isso, é necessário que se tenha uma visão sistêmica da empresa que nem todos podem ou conseguem ter. O consultor deve mostrar verdades que muitas vezes são esquecidas, e ele não deve executar nada, ele detecta os problemas, logo em seguida passa sua visão para os empregados e diretores orientando-os.
Werner (2010) diz que muitas empresas fracassam ao longo de sua trajetória, por falta de conhecimento e informação. O conhecimento deve ser cada vez mais atualizado pois as modificações no mercado de trabalho estão cada vez mais rápidas. Muitas vezes o empresário sabe que é hora