Consulado Napoleao
-3 cônsules eram responsáveis pelo poder executivo: Napoleão (1° cônsul e o poder de decisão era dele), Roger Ducos e Sieyes.
- Quem efetivamente governava era Napoleão, mas o centralismo era disfarçado por instituições: Senado, Tribunal, Corpo Legislativo e Conselho de Estado, mas quem comandava tudo era o primeiro-cônsul.
- Durante o consulado, a alta burguesia se consolidou como principal grupo da França.
-A forte censura à imprensa, a ação violenta dos órgãos policiais e o desmanche da oposição ao governo colocaram em questão os ideais de “liberdade, igualdade e fraternidade” características da Revolução Francesa.
- Durante o consulado, Napoleão reorganizou a França politica e economicamente.
- Alguns dos feitos de Napoleão.
ECONOMIA: Criação do Banco da França, que controlava a emissão de moedas e a inflação. Criação de tarifas protecionistas.
EDUCAÇÃO: Reorganização do ensino, priorizando a formação do cidadão francês.
DIREITO: Criação do Código Napoleônico, que estabeleceu a igualdade de todos perante a lei, casamento separado do religioso, respeito à propriedade privada e direito a liberdade individual. O Código representava, em grande parte, os interesses da burguesia.
IGREJA: Elaboração da Concordata entre a Igreja Católica e o Governo. Esse acordo permitia o Estado confiscar os bens da Igreja, mas em troca, O estado teria que amparar o clero.
-Todas essas medidas agradaram a elite francesa e deram a impressão e que a França estava se estabilizando. Com o apoio da elite, Napoleão foi nomeado cônsul vitalício em 1802.