construção
RESUMO
A inflação é considerada um aumento generalizado dos preços, e perda de valor da moeda. A inflação costuma ser resultante de um desequilíbrio entre demanda e oferta. Quando a demanda está em equilíbrio com a oferta, os preços tendem a permanecer estáveis. Quando a demanda é superior a oferta, os preços sobem, gerando inflação. Quando eventualmente a oferta é maior do que a demanda, os preços tendem a cair, gerando deflação que é a redução do nível geral de preços, de forma persistente até chegar nos produtos.
Palavras-chave: Inflação, demanda
1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho abrirá o entendimento no que se diz inflação, veremos o real significado deste termo que é utilizado e supostamente conhecido por nós, trazendo em quetão seus conceitos, causas e controle.
2 A QUESTÃO DA INFLAÇÃO
2.1 O CONCEITO DE INFLAÇÃO
A inflação é definida como sendo um aumento contínuo e generalizado dos preços. Considerando que se houver um aumento de preço em um mês, e se esse aumento não persistir no mês seguinte, então não se pode dizer que esteja havendo inflação, exemplo é as frutas e verduras que sofre uma variação dos preços, mas o tomate pode ser considerado inflação pois aumentou seu preço e continua alto no mercado.
Além disso, podemos perceber um aumento de preço apenas em um ou em alguns setores, certamente está havendo um desajuste entre a oferta e a demanda desses setores e não o desencadeamento de um processo inflacionário. Assim se aumentar todos os produtos de uma vez só o país não vai para frente.
A queda generalizada dos preços é denominada deflação. No caso de desinflação, os preços continuam subindo mas em ritmo mais lento.
Esta decisão, entretanto, faz com que produtos importados essenciais – como petróleo, fertilizantes,fiquem mais caros, aumentando o custo de produção de setores que dependem desses itens. Tudo isso provoca nova elevação de preços, entrando em um círculo vicioso que só termina com a