Construção
CHICO BUARQUE DE HOLANDA
Introdução
O poema Construção de Chico Buarque de Holanda é definida como uma obra-prima da música brasileira com sua inédita e inusitada estrutura de quebra-cabeça, que conta de forma revolucionária o conteúdo temático rebelde em si mesmo, qual seja a morte de um peão de obras caído do andaime.
A letra chama atenção exatamente por ela cumprir o papel de narrar e denunciar, sem discursar, mas apenas relatando, o acidente de trabalho.
O Acidente de Trabalho
É definido como acidentes de trabalho o evento que acontece no exercício do trabalho prestado à empresa e que provocam lesões corporais ou perturbações funcionais que podem resultar na perda, na redução permanente ou temporária das capacidades físicas ou mentais e ou acarretar na morte do trabalhador.
São equiparados ao acidente de trabalho conforme art. 21, § 1º da Lei n° 8213/91, aqueles ligados ao trabalho que, nos períodos destinados a refeição ou descanso, ou por ocasião da satisfação de outras necessidades fisiológicas, no local do trabalho ou durante este, o empregado é considerado no exercício do trabalho.
O acidente de trabalho acontece por ato inseguro – aquele que é praticado pelo homem, em geral consciente do que está fazendo, que está contra as normas de segurança e condições inseguras, ou seja, é a condição do ambiente de trabalho que oferece perigo e ou risco ao trabalhador.
Existem quatro características que apontam o infortúnio do trabalho ou comumente acidente de trabalho: a causalidade, onde o acidente do trabalho apresenta-se como um evento, acontece por acaso, não é provocado; a nocividade, o acidente deve acarretar uma lesão corporal, uma perturbação funcional física ou mental; a incapacitação, onde o trabalhador, em razão deste, deve ficar impedido de trabalhar e, em conseqüência, sofrer a lesão patrimonial da perda do salário e o nexo