Construção e arquitetura
Ano lectivo 2012/2013
Curso EFA – NS
Área de Cultura, Língua, Comunicação
Núcleo gerador 6: Urbanismo e Mobilidade
Domínio de referência: DR1- Construção e Arquitectura
Competência: Participar no processo de planeamento e construção de edifícios recorrendo a terminologias próprias e procurando garantir condições para as práticas de lazer; Intervir em contextos profissionais considerando a ruralidade ou urbanidade que os envolve e procurando retirar daí benefícios para integração socioprofissional.
Recursos / Materiais: computadores com acesso à internet, folhas policopiadas e material de escrita
Formadores: Ana Maria Agostinho / Paulo Sousa Aluno: José Lúcio Melo Cardoso
1-Zonas onde seja permitida a realização de atividades físicas em espaços verdes: Porque os parques infantis, ciclo vias e espaços de lazer, são as necessidades prioritárias a ter em conta em redor dos espaços habitacionais. Pois através destes, promove-se o desenvolvimento de sociabilidades.
2-Espaços Habitacionais, os diferentes estratos sociais, culturais e monetários podem ser identificados através da zona ou tipologia de habitação em que se reside.
Para este exemplo, podemos identificar os Bairros Sociais onde existem grandes carências sociais, culturais e monetárias.
Podemos constatar, também que, as habitações sociais são de inferior qualidade a nível de conforto térmico. Desde as janelas sem vidro duplo, aos telhados sem isolação e, provavelmente, às próprias paredes.
Nestes bairros sociais as carências são generalizadas, devido às dificuldades financeiras e estruturais. Verificamos que existe uma grande densidade populacional, não só pelo número de habitações, mas também pelo denso número de pessoas por habitação, tendo em conta que, neste caso, as famílias são numerosas, mas as pessoas também se concentram, como forma de evitar despesas extras, ou não o têm monetariamente.
Estes bairros são o reflexo das