Arquitetura e Construção
Casas de Madeira pelo Sistema Plataforma
Introdução
A construção em madeira, em virtude de uma série de características, é o padrão em vários países industrializados, principalmente da América do Norte, Europa,
Ásia e Oceania.
No Brasil as casas de madeira são freqüentes em regiões de colonização germânica e nas regiões de fronteira agrícola.
A indústria da construção procura atualmente novas técnicas e materiais, que possam melhorar a produtividade e baixar os custos das edificações.
A grande procura por casas de campo, praia e montanha tem provocado forte demanda por sistemas construtivos mais rápidos e menos dependentes de mão de obra intensiva.
A grande demanda por casas e construções comerciais leves nos países industrializados, propiciou o desenvolvimento de técnicas construtivas e de materiais, que permitiram o atendimento de edificações a despeito do alto custo da mão de obra.
Um desses sistemas, o sistema balão, foi desenvolvido nos Estados Unidos em
1833. Desde então vem sendo utilizado e melhorado. Segundo especialistas no setor o uso desse sistema permitiu àquele país tornar-se uma terra de proprietários de casas.
O sistema balão, assim denominado em virtude da estrutura muito esbelta, formada de perfis de madeira de pequena seção transversal, é o padrão na
América do Norte, e é também muito usado na Europa e na Oceania.
É um sistema extremamente versátil, permite a construção desde pequenas casas populares unifamiliares até, prédios de até quatro pisos com vários apartamentos.
A estrutura é normalmente feita em madeira serrada e, quando há risco de ocorrência de cupins, faz-se um tratamento da madeira e/ou do solo de fundação.
O sistema balão evoluiu para o atualmente designado plataforma, que incorpora algumas alterações que, o tornaram mais simples, mais flexível, mais fácil de ser executado e menos sensível a pequenas falhas na execução.
Esse sistema tem sido usado esporadicamente