construção metálica
30/11/2011 | Revista Construção Metálica - Ed. 104/2011
Nascido em 1961 na capital paulista, Mario Biselli cursou a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie de São Paulo, onde se formou em 1985. Em 2000, titulou-se como Mestre em Arquitetura e Urbanismo na mesma instituição. Acreditando na boa prática da arquitetura permeada pela reflexão acadêmica, em 1992, iniciou sua carreira como professor do Departamento de Projeto da Faculdade de Belas Artes de São Paulo. E desde de 1999 integra o corpo de professores do Departamento de Projeto na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie. Junto com Artur Katchborian, em 1987, fundou o escritório Biselli + Katchborian Arquitetos Associados. Procurando compreender e responder às transformações econômicas e culturais brasileiras com sua arquitetura, Mario Biselli e Artur Katchborian tem projetado em todas as escalas e temas, desde um sem número de residências, edifícios públicos e privados, residenciais, comerciais e de serviços, edifícios de interesse social como escolas, centros esportivos e templos religiosos, a projetos de escala urbana, tanto através de clientes privados como de concursos públicos, em que obtiveram premiações de destaque. O escritório foi selecionado para representar o Brasil na 12ª Bienal Internacional de Arquitetura de Veneza, Itália, apresentando na bienal o Aeroporto de Florianópolis, o Teatro de Natal e o Centro Municipal de Arte e Educação dos Pimentas – CEU Pimentas, em Guarulhos.
Classificação
A relação espaço/cidade baseia-se no modelo da “quadra européia”, com implantação sem recuos e com pátio interno, que estabelece caráter articulador entre o tecido formal e informal da cidade, acessado através dos pórticos, criando fluída conexão potencializada pelo desenho paisagístico.
Analise Da Volumetria
Os desníveis naturais da geografia do lugar permitiram a construção até oito pavimentos sem o recurso a elevadores, com acessos em