construção de edificios
Manual de recuperação de nascentes PREFEITO
Anderson Adauto
SECRETÁRIO DO MEIO AMBIENTE
Ricardo Lima
Manual de Recuperação de Nascentes
Prefeitura Municipal de Uberaba
Secretaria do Meio Ambiente
Abril de 2007
Secretaria do Meio Ambiente - SEMAM
Apresentação
A água é condição essencial para a existência de vida, até mesmo nos ambientes mais secos. E é responsabilidade de todos, de cada um de nós, cuidar deste patrimônio.
Ela é tão importante que o direito à água entrou na Declaração dos Direitos Humanos, no art. 30, como um dos direitos fundamentais do ser humano. Além disso, garante autosuficiência econômica da propriedade rural.
Nas ultimas décadas, os desmatamentos das encostas e das matas ciliares vêm contribuindo para a diminuição da quantidade e qualidade da água das nascentes.
Ao produtor rural cabe a tarefa de preservar as nascentes de sua propriedade em seu benefício e de toda sociedade.
Este manual tem como objetivo propor procedimentos para a recuperação de nascentes degradadas.
O que é uma nascente?
Nascente é um ponto de onde a água jorra através da superfície do solo. Também é conhecida como olho d’água, fio d’água, mina d’água, cabeceira e fonte.
De onde vem a água das nascentes?
Para entender de onde vem essa água, primeiro é preciso saber que a água existente no planeta não aumenta nem diminui. Ela se movimenta em ciclos, modificando seu estado. Este caminho percorrido é chamado de ciclo hidrológico.
A água evaporada do solo, dos mares, dos lagos e rios e a transpirada pelo planeta por ação do calor e do vento, se transformam em nuvem. Essas nuvens dão origem à precipitação, popularmente conhecida como chuva.
Uma parte dessa chuva infiltra no solo, outra escorre sobre a terra retornando para os lagos, rios e mares.
A água da chuva que se infiltra no solo abastece o lençol freático que se acumula em função de estar sobre uma camada impermeável.
1
Secretaria do