Construção de case
1. Concepção da Pesquisa
O case consiste em um levantamento de dados secundários sobre um determinado segmento de mercado e uma empresa, pertencente a esse setor.
Deve ser realizado um mapeamento das variáveis mais significativas do contexto ambiental da empresa/segmento de mercado escolhido pelo grupo.
Somente depois de obter uma compreensão adequada do contexto ambiental, o grupo terá condições de definir um problema de pesquisa.
Lembre-se que o contexto ambiental consiste nos fatores que afetam a definição de um problema de pesquisa, tais como, ambiente legal (políticas públicas, leis agência governamentais, grupos de pressão), ambiente econômico (renda da população/público em questão, preços praticados pelo mercado, condições econômicas em geral), ambiente tecnológico (inovações tecnológicas disponíveis, qualificações tecnológicas exigidas, etc.).
Os dados devem ser tratados e organizados em um texto possibilite uma fácil compreensão dos dados e entendimento da empresa/setor escolhido pelo grupo e, quando possível, com ilustração de gráficos e/ou tabelas
Todas as fontes de onde foram retirados os dados devem ser citadas.
2. Pergunta de Pesquisa: o case deve indicar possíveis perguntas de pesquisa de mercado e/ou de comunicação publicitária.
Exemplos de problemas de pesquisa que podem ser indicados: • Quais são preferências do consumidor e as intenções de compra para o novo produto proposto? (problema de pesquisa de MKT) • Quais são as estratégias de comunicação publicitária mais adequadas ao atual ambiente de mercado do segmento x? (tipo e formato da mensagem; promessas do produto; adequação dos veículos ao público consumidor etc.) – (Problema de pesquisa de comunicação publicitária) • Em que medida a internet é uma mídia adequada para um determinado público, a fim de que seja proposto o lançamento de uma campanha publicitária nessa mídia? Que tipo de conteúdo a campanha deve usar? Qual a melhor