Case de materiais de construção
Márcio Guilherme de Almeida²
Rosana de Freitas Correia³
1 INTRODUÇÃO
Uma obra de arte especial será construída em um empreendimento instalado em uma região remota do país, especificamente uma ponte de classe 450Kn e vãos de até 23m. O projeto estrutural para esta ponte especificou um concreto com as seguintes características:
• Classe de agressividade III
• Fck = 30MPa
• E = 30GPa
• Consumo mínimo de cimento = 320kg/m³
• A/C ≤ 0,5
• Agregado com diâmetro máximo = 19mm.
A empresa contratada para a execução da obra instalou em seu canteiro uma usina de concreto. Devido a logística da região, a construtora decidiu utilizar agregados de uma jazida próxima à obra e cimento de uma única empresa produtora da região.
Após a concretagem das vigas pré-moldadas da ponte, durante a desforma após 24h da concretagem, foram identificadas fissuras maiores que 3mm em toda extensão das vigas.
A empresa de consultoria foi contratada para analisar e propor soluções para o problemas das fissuras que surgiram nessas vigas pré-moldadas. Em uma analise preliminar foi constatado que as formas de madeira não tiveram limpeza adequada, houve excessiva vibração no concreto, a temperatura de lançamento do concreto foi em media 37ºC, temperatura ambiente de 35ºC e velocidade média do vento de 12 km/h.
2 DESENVOLVIMENTO
Segundo a NBR 6118, que normatiza os projetos de estruturas de concreto e fornece procedimentos, as estruturas de concreto devem ser projetadas e construídas de modo que sob as condições ambientais previstas na época do projeto e quando utilizadas conforme preconizado em projeto, conservem suas segurança, estabilidade e aptidão em serviço durante o período correspondente à sua vida útil, que é o tempo durante o qual se mantém as características das estruturas de concreto desde que atendidos os requisitos de uso e manutenção prescritos pelo projetista e