Construção das Políticas Sociais Brasileiras
1 INTRODUÇÃO 303
2 DESENVOLVIMENTO 04
3 CONCLUSÃO.........................................................................................................06
4 REFERÊNCIAS 07
1 INTRODUÇÃO
Nesse trabalho abordaremos um assunto que implica na vida de toda a sociedade, falar sobre Política Social é esboçar a evolução do capitalismo, que teve como marco a Revolução Industrial. Esse período foi marcado por um novo modelo de produção, o sistema fabril, até então a produção era nos espaços familiares. O novo sistema não oferecia condições de trabalho, os trabalhadores eram expostos a péssimas condições de trabalho, além de falta de emprego para todos os trabalhadores que foram expulsos do meio rural. Situações de desigualdades sociais e as expressões da questão social eram visíveis para o Estado e para toda a sociedade. “Yazbek e Gomes (2001) coloca que políticas sociais são as respostas do Estado para o enfrentamento das expressões da questão social. E é com esse pano de fundo que se construiria os direitos e as políticas sociais no Brasil”.
2 DESENVOLVIMENTO
Antes da Constituição Federal de 1988 a política social brasileira apresentava-se através de ações fragmentadas e inconclusas de previdência, assistência e de saúde, com a sua promulgação a assistência social passou a ser reconhecida como política social, facilitando o acesso dos cidadãos aos serviços básicos e buscando reduzir as desigualdades sociais.
A Carta Magna brasileira que garante vastos direitos sociais a toda a população, pelo menos é o que está previsto em sua forma, é um grande ganho para o país, tendo em vista que antes dessa algumas classes de trabalhadores podiam contar com direitos básicos de proteção social. O sistema de previdência era direito dos sindicalizados, ficando os desempregados, profissionais autônomos e