Construção das politicas de saude
Oo
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO--------------------------------------------------------------------------------3
2-DESENVOLVIMENTO----------------------------------------------------------------------4
3-CONCLUSÃO--------------------------------------------------------------------------------10
4-REFERÊNCIAS------------------------------------------------------------------------------11
1. INTRODUÇÃO
A Política de Assistência Social no Brasil é parte inerente do Sistema de Proteção Social mais amplo, na qual se denomina Seguridade Social, este contempla as políticas sociais de saúde, previdência e assistência social.
Entendendo a importância deste tema, o presente trabalho traz uma discussão com a finalidade de ampliação de conhecimentos referentes à construção da Política de Saúde, contextualizando como eram tratadas as questões relacionadas à saúde pública antes e após a Constituição Federal de 1988, descrevendo o arcabouço Legal de Normatização da Política de Saúde e os avanços e desafios com a implantação do Sistema Único de Saúde (SUS).
2. DESENVOLVIMENTO
A partir da industrialização que ocorreu nos países centrais, a assistência à saúde dos trabalhadores foi sendo assumida pelo Estado, coligada ao nascimento da medicina social na Alemanha, França e Inglaterra. A conquista de alguns direitos sociais pelas classes trabalhadoras foi mediada pela interferência estatal, no seu papel de manutenção da ordem social capitalista e de mediação das relações entre as classes sociais