Construção da Politica de Saúde
Portfólio: Produção Textual Portfólio, apresentado para a disciplina de Ética Profissional, Família, Cultura e Sociedade, Política Social II do curso Bacharelado em Serviço Social da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR.
Profª: Clarice da Luz, Maria Angela Santini, Maria Lucimar Pereira. SUMÁRIO TOC
1INTRODUÇÃO PAGEREF _Toc338434145 \h 3
2DESENVOLVIMENTO PAGEREF _Toc338434146 \h 4
3CONCLUSÃO9
REFERÊNCIAS........................................................................................................10
INTRODUÇÃOO presente trabalho aborda a Construção da Politica de Saúde no Brasil e procura mostrar como os movimentos sociais contribuíram para a construção do Sistema Único de Saúde. Na elaboração de politicas públicas de saúde e Leis como a Constituição Federal de 1988 que foram um marco importante nos avanços de Politicas Publicas de Saúde no Brasil e para a sociedade.
DESENVOLVIMENTO No Brasil os serviços de saúde surgiram no século XIX apresentando uma organização precária onde as questões de saúde eram baseadas na política Médica e de responsabilidade estritamente individual, cabendo ao próprio individuo a atribuição de garantir sua saúde através do bom comportamento. E as politicas publicas de saúde cabia o controle das doenças epidêmicas no espaço urbano e do padrão de higiene das classes populares, bem como a vigilância do exercício profissional e a realização de campanhas limitadas. Com a vinda da Revolução Industrial acarretou um grande movimento de urbanização que, pela proximidade espacial e absoluta falta de higiene propiciava a rápida proliferação das doenças entre operários, patrões e familiares. Este fato foi decisivo para que a classe trabalhadora se organizasse e promovesse a reivindicação por melhores condições sanitárias e de trabalho, fazendo com que o Estado acabasse por assumir a função de garantidor da saúde pública.
A intervenção estatal só vai ocorrer no