construção da política de saúde
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 O arcabouço legal do SUS 4
2.2 AS Conferências 4
3 Conclusão 5
1 INTRODUÇÃO Com as desigualdades e injustiças inerentes ao sistema capitalista, as Políticas Públicas de proteção social surgem como forma de minimizar as distorções existentes na sociedade, sendo um direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros com a promulgação da Constituição Federal em 1988, foi criado o Sistema Único de Saúde (SUS). Foram consolidadas na VIII Conferência de Saúde e materialização na Constituinte pela luta dos sanitaristas, gestores e políticos comprometidos com a reforma do sistema vigente, oferecendo ao povo brasileiro a oportunidade de efetivar um sistema integrado e gratuito que cuida da prevenção, promoção,cura e reabilitação do povo brasileiro, fortalecendo a cidadania quando afirma ser saúde direito de todos e dever do Estado.
O SUS é tido como a política de maior inclusão social implementada no Brasil e representado em termos constitucionais uma afirmação política do compromisso do Estado brasileiro para com seus cidadãos. Os avanços são significativos, mas existem problemas a serem enfrentados para consolidá-lo .
2 DESENVOLVIMENTO As primeiras leis sociais no Brasil datam do final do século XIX, contudo, devido ao caráter pontual e isolada das mesmas, considera-se que as primeiras políticas públicas de proteção social, só surgiriam a partir do processo de industrialização, com o movimento operário grevista.
No começo do século, as campanhas sanitárias assumiram uma maior importância na economia agrário-exportadora, pelo controle dos portos e das estradas de ferro. Com a lei de vacinação obrigatória em 1904, as campanhas contra varíola, febre amarela e a peste bubônica, marcaram as primeiras décadas do século, demandando medidas