Construção cívil
Esta obra estar localizada na Av. São Miguel, S/N Afogados, Recife-PE, onde foi realizado em primeiro passo um levantamento topográfico, para representar graficamente todos os detalhes da superfície do terreno e fazer as devidas medições, os equipamentos e ferramentas mais utilizados foram: teodolito, nível a laser, trena, piquete, etc. A sondagem do solo serve para se conhecer o tipo e a resistência do mesmo e a partir daí definir qual o tipo de fundação mais adequado para a obra.
O segundo passo foi o serviço de limpeza de terrenos que consiste na remoção da vegetação e/ou entulho depositado no mesmo, a próxima etapa realizada foi a terraplenagem que consistiu na movimentação de terra (corte e aterro) teve como objetivo a conformação do relevo terrestre e compreende quatro etapas: Escavação, carregamento, transporte, espalhamento.
Para cada uma das etapas existe um equipamento projetado para executá-la: Escavação (trator de esteira), carregamento (pá carregadeira), transporte (caminhão basculante), espalhamento (motonivelador).
Após o terreno limpo e com o movimento de terra executado, veio a montagem do canteiro de obras, este são localizados em áreas onde não atrapalham a circulação de operários e veículos e a locação das obras, o canteiro serve para deposito de materiais e ferramentas, que serão utilizados durante a execução dos serviços, é fundamental para evitar desperdícios de tempo, perdas de materiais.
Em seguida veio à locação de obra que consiste na montagem do gabarito de obra e a definição dos eixos para a execução das fundações onde se deve posicionar no terreno todos os elementos indicados no desenho da planta. As ferramentas mais utilizadas foram: trena, escala, mangueira de nível, esquadro, prumo de centro, linha de pedreiro, martelo, marreta, facão, barbante, piquetes ou pequenas estacas de madeira, ripões, pregos, desenhos (plantas).
Foi realizado a Fundação ou Infraestrutura, que é o