Construção civil
USO DO AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL
NATAL/RN
02/04/2013
SUMÁRIO:
1. INTRODUÇÃO 2
2. DEFINIÇÕES 3
3. A ESTRUTURA DO AÇO 4
4. TRATAMENTOS DO AÇO 5
5. CLASSIFICAÇÃO DOS AÇOS 8
6. VANTAGENS NO USO DO AÇO 12
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 14
AÇO NA CONSTRUÇÃO CIVIL.
1. INTRODUÇÃO
Desde o século XVIII, quando se iniciou a utilização de estruturas metálicas na construção civil até os dias atuais, o aço tem possibilitado aos arquitetos, engenheiros e construtores, soluções arrojadas, eficientes e de alta qualidade. Das primeiras obras - como a Ponte Ironbridge na Inglaterra, de 1779 - aos ultramodernos edifícios que se multiplicaram pelas grandes cidades, a arquitetura em aço sempre esteve associada à ideia de modernidade, inovação e vanguarda, traduzida em obras de grande expressão arquitetônica e que invariavelmente traziam o aço aparente.No entanto, as vantagens na utilização de sistemas construtivos em aço vão muito além da linguagem estética de expressão marcante; redução do tempo de construção, racionalização no uso de materiais e mão de obra e aumento da produtividade, passaram a ser fatores chave para o sucesso de qualquer empreendimento.
Essas características que transformaram a construção civil no maior mercado para os produtores de aço no exterior começam agora a serem percebidas por aqui. O Brasil é o maior produtor mundial de minério de ferro, mas apenas o oitavo maior produtor de aço. E essa diferença se deve ao pequeno uso do aço no dia-a-dia do brasileiro, quando comparado com a sua utilização nos Estados Unidos e nos países da Europa. Reverter essa diferença, mesmo com atraso de alguns anos, é um caminho que começamos a trilhar não faz muito tempo.
2. DEFINIÇÕES
Um dos principais motivos que levaram ao tardio uso do ferro no Brasil (e conseqüentemente do aço) foram as altas temperaturas, necessárias para sua fabricação, e que encareciam seu processo de fabricação, dificultando tanto a