CONSTRUÇÃO CIVIL
Addson Ganem, Adinelia Pinheiro, Brenda Ribeiro, Caroline Leal, Dilton Coutinho, Henrique Lopes, Iarck Barbosa
Construção Civil
Teófilo Otoni 2014
Introdução
Muitas vezes na pratica da engenharia geotécnica, o solo de um determinado local não apresenta as condições requeridas pela obra. Ele pode ser pouco resistente para começar uma construção, uma das possibilidades é tentar melhorar as propriedades de engenharia deste solo local.
A compactação de um solo é o método de estabilização e melhoria através de processo manual ou mecânico, visando reduzir o volume de vazios do solo, é empregada em diversas áreas da engenharia como; aterros para diversas utilidades, camadas constitutivas dos pavimentos, construção de barragens de terra, asfalto e diversas outras utilidades, e para compactar um determinado solo, faz-se necessários o uso de maquinas mecânicas. (rolos, soquetes, sapo, etc.). Estes processos são feitos por compressão, amassamento, Impacto, vibração do solo e velocidade de rolagem e depende destas maquinas que são:
Alguns fatores influenciam na compactação do solo antes de começar a operar, a natureza do solo –se divide em 2 grupos – os granulares (de grão de rocha de tamanhos variáveis) e os coesivos(solo fino com silte e argila) e pra este tipo de solo é necessário equipamento adequado.
Teor de água (umidade) – corresponde à quantidade mínima de água, necessária para atingir a UMIDADE ÓTIMA para a compactação; Energia de compactação – fornecida pela ação dos rolos compactadores; Número de passadas do rolo compactador e espessura da camada; Processo de compactação – Método de aplicação da energia necessária; Velocidade de compactação. Quase todos os tipos de locais de obra de edificação e projetos de construção utilizam técnicas mecânicas de compactação.