Construçao de Armazém
O armazém deve ser construído em material incombustível (ex.: alvenaria, metal etc.).
Pé direito com no mínimo 4 metros de altura, para otimizar a ventilação natural diluidora.
Acesso ao depósito por dois lados ou mais, para o serviço de salvamento e corpo de bombeiros.
Via de acesso adequado para carga e descarga dos veículos, com no mínimo 10 metros de largura, que servirá também como rota de fuga em casos de acidentes.
Construção do Armazém – Edificação (2/3)
Largura mínima das aberturas de saída deve ser de 1,20m. Deve ser evitado o sentido de abertura das portas para o interior do armazém.
Telhado em boas condições: telhas de barro, amianto ou metálicas, que não tenha infiltração. A estrutura de sustentação deve ser adequadamente dimensionada para suportar as cargas a que estará sujeita.
Quadros de distribuição, tomadas e interruptores, devem ficar no lado externo do armazém. Quanto à iluminação, pode ser convencional desde que esteja acima de 2 metros do piso e seja mantida a uma distância mínima de 1 metro dos produtos.
Construção do Armazém – Edificação (3/3)
Sistema de alarme contra incêndios.
Escritórios, banheiros, cozinha e sala de café devem ser construídos fora do depósito ou isolado deste.
Deve possuir vestiários com chuveiros e armários para os operadores.
Construção do Armazém – Pavimentação
O piso deve ser impermeável (concreto ou similar), polido e nivelado, que facilite a limpeza e não permita infiltração para o subsolo.
Construção do Armazém – Drenagem (1/2)
O sistema de drenagem das águas pluviais deve ser construído de maneira que possa funcionar adequadamente. As calhas e condutores devem ser dimensionados para atender a vazão.
O piso do armazém não deve ter drenagens abertas para rede pluvial (ex: ralos, rede de esgotos etc.), visando a prevenção contra liberação incontrolada de produtos.
Nota: para uma maior circulação do ar no armazém, deixar um espaço livre