Armazens
Cada indústria possui uma série de tipos de armazéns, que podem ser descritos da seguinte forma:3
Armazéns de produção
Este tipo pode subdividir-se em:
Armazém de matérias-primas; Armazém de recepção, aqui encontram-se essencialmente peças compradas no exterior; Armazém de peças semi-acabadas; Armazém intermédio; Armazém de abastecimento; Armazém final, isto é, armazém de produtos acabados; Armazém de sobresselentes, reservas e abastecimento diário.
Armazém de material auxiliar
Este tipo, chamado armazém auxiliar ou de acessórios, pode subdividir-se em:
Armazém de matérias subsidiárias, como por exemplo, óleos, detergentes, tintas, entre outros; Armazém de ferramentas, instrumentos e dispositivos; Armazém de madeiras.
Armazém de mercadorias
Este tipo pode subdividir-se em:
Armazém de bens sem investimento próprio; Armazém de expedição e de material antigo.
Armazém de líquidos
Receptáculos, bidões, entre outros;
Servem essencialmente para:
Armazenagem livre de líquidos; Armazenagem em silos e abrigos;
Armazém de distribuição
Este tipo pode subdividir-se em:
Armazém de produtos de grande volume e em grandes quantidades; Armazém de retalhos, aqui é feita uma divisão consoante o artigo e uma numeração rigorosa dos produtos; Armazém de sobresselente para reparações.
A evolução dos armazéns de distribuição é o Centro de distribuição.
Planejamento da construção do armazém
Surgem muitas vezes problemas associados às infra-estruturas dos armazéns, como por exemplo, a falta de espaço para as existências, e para a movimentação nos corredores e áreas externas, o que provoca dificuldades na recepção dos materiais, atrasos na expedição e impossibilita a organização adequada do armazém. Muitos destes problemas podem ser evitados, se se tiverem vários parâmetros em consideração quando se está a planear a construção