construçao civil
CINTA DE AMARRAÇÃO
Divinópolis
2014
André Teixeira de Matos
Bruno Ferreira
Cláudio Silva
Daniel Santos Ribeiro
Edmar Rodrigues
Fábio Aurélio
Luciana Amaro
CINTA DE AMARRAÇÃO
Trabalho acadêmico apresentado ao curso de Edificações na Unidade Cecon- Divinópolis, como requisito parcial para obtenção de créditos na disciplina de Estruturas de Construção , ministrada pelo professora Keila Rodrigues.
Divinópolis
2014
Cinta de amarração
Vãos de portas e janelas Use uma verga na primeira fiada de blocos acima do vão. Essa verga pode ser pré-moldada ou feita no lugar. Ela deve ter, no mínimo, 20 cm a mais para cada lado do vão. Não se esqueça também de escorar as fôrmas das vergas concretadas no próprio lugar. Dica Use blocos-canaleta como fôrma para a verga. Eles também podem ser usados como cinta de amarração.
A função das cintas de amarração é “amarrar” todo o alicerce e distribuir melhor as cargas, não podendo contudo serem utilizadas como vigas.
Cinta de amarração:
A boa prática recomenda fazer uma cinta de amarração na última fiada das paredes (respaldo). Mas lembre-se de deixar passagens para canos e conduítes (eletrodutos) na cinta de amarração.
As Figuras abaixo exemplificam as cintas de amarração no respaldo das
Alvenarias cerâmicas para tijolo maciço e tijolo furado respectivamente. Na alvenaria de bloco de concreto utilizamos blocos canaletas para execução das cintas de amarração
Obs. As cintas de amarração servem para distribuir as cargas e "amarrar" as paredes (internas com as externas). Se necessitarmos que as cintas suportem cargas, devemos então calcular vigas.
Lembre-se de chumbar tarugos de madeira nas bordas dos vãos. Os batentes de portas e janelas, que serão instalados depois, vão ser pregados nesses tarugos. Use uma argamassa bem forte de cimento e areia (1 parte de cimento e 3 partes de