Construindo sites com CSS e HTML
CSS e (X)HTML sites controlados por folhas de estilo em cascata
Maurício Samy Silva
Novatec
capítulo 1
Ferramentas básicas de desenvolvimento
Este capítulo destina-se aos iniciantes. Nele apresentaremos as ferramentas mínimas necessárias ao desenvolvimento de sites, comentando e mostrando os softwares relacionados que são instalados por padrão nos ambientes de desenvolvimento mais populares. Serão também mostrados alguns editores (X)HTML, editores de imagens e navegadores, disponíveis para download na internet e de uso gratuito.
Se você é um desenvolvedor experiente, poderá ir para o Capítulo 2, sem prejuízo do aprendizado.
1.1 Introdução
Para desenvolver um site, você não precisa adquirir ferramentas de edição sofisticadas e dispendiosas. Particularmente, os editores do tipo WYSIWYG, que são tão bem-aceitos, procurados e usados, são uma ferramenta de desenvolvimento não-recomendada para o início do aprendizado. Tais ferramentas devem ser usadas apenas quando o desenvolvedor tiver total conhecimento e controle da maneira como geram o código.
A sigla WYSIWYG para a expressão What You See Is What You Get é empregada para designar interfaces de produção em que o resultado final do desenvolvimento é semelhante àquele mostrado na interface do software durante a sua criação. A maioria dos editores de texto é desse tipo, como, por exemplo, o Microsoft Word. Nesses editores os textos, paginação, formatação e apresentação do documento são mostrados na tela durante a fase de criação, de maneira idêntica ao resultado final, quando o documento for impresso ou apresentado nas mídias para as quais as criações do editor se destina.
Sites são criados com o uso de editores (X)HTML. O exemplo clássico – e o mais conhecido dos editores – é o Adobe Dreamweaver, uma ferramenta poderosa quando usada de maneira adequada. Editores (X)HTML do tipo WYSIWYG, como
21
22
Construindo Sites com CSS e (X)HTML
é o