construcao civil revestimentos
Disciplina de Construção Civil II
Conteúdo
1. Introdução 3
2. Conceito 4
3. Revestimento de paredes 5
4. Revestimentos Argamassados 5
4.1. Chapisco 6
4.2. Emboço 6
4.2.1. Assentamento da Taliscas (tacos ou calços) 7
4.2.2. Guias ou Mestras 9
4.3. Reboco 10
4.4. Argamassas Projetadas 11
5. Revestimentos não-argamassados 13
5.1. Revestimentos cerâmicos 13
5.2. Revestimentos de pedras naturais 15
5.3. Revestimentos de madeira 15
5.4. Revestimento de pastilhas de porcelana 16
5.5. Revestimento com tijoletas cerâmicas (Tijolo aparente) 16
5.6. Revestimento de mármores e granitos polidos 17
6. Conclusão 18
1. Introdução
Neste trabalho busca-se explicar e contextualizar diferentes formas de aplicação, tipos, qualidades, tamanhos, construção e produção dos revestimentos, fundamental parte de uma edificação, afinal de conta transmitirá ao cliente a primeira impressão de uma obra bem feita ou não. Com esse intuito, abordaremos os pontos citados, para maior compreensão e conhecimento dessa etapa aumentado assim, sua eficácia, eficiência, economia e aplicabilidade.
2. Conceito
O revestimento, na construção civil, é a camada externa que cobre a alvenaria para dar-lhe o acabamento, sendo produto de uma série de camadas e produtos sobrepostos, tornando-se um importante componente estético da edificação.
3. Revestimento de paredes
Os revestimentos de paredes têm por finalidade regularizar a superfície, proteger contra intempéries, aumentar a resistência da parede e proporcionar estética e acabamento. Os revestimentos de paredes são classificados de acordo com o material utilizado em revestimentos argamassados e não-argamassados.
4. Revestimentos Argamassados
Os revestimentos argamassados são executados para dar às alvenarias maior resistência ao choque ou abrasão, impermeabilizá-las, tornar as paredes mais higiênicas (laváveis) ou