Constru O Sustent Vel
Higor Pio
Gabriel Cardia
Gabriel Alcarazi
Guilherme Renan
Campinas – Maio – 2015
Construção Sustentável
Higor Pio
Gabriel Cardia
Gabriel Alcaraz
Guilherme Renan
Trabalho de Introdução á Engenharia, apresentado como exigência para a complementação do Seminário realizado em sala de aula na Pontifícia Universidade Católica de Campinas.
Orientador: Prof. Dr. A. Fujimoto.
Campinas – Maio – 2015
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2.. OBJETIVOS 5
4. Resumo 6
5. DESENVOLVIMENTO 7
6. METODOLOGIA 9
7. RESULTADOS 10
8. CONSIDERAÇÕES FINAIS 11
9. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 12
9. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 13
Introdução
A sustentabilidade ambiental de uma maneira geral são ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico, pois a sociedade está sempre em crescimento Isso garante, ainda, a qualidade de vida para o homem, tendo em conta a habitabilidade, a beleza do ambiente e sua função como fonte de energias renováveis. A sustentabilidade é um ideal sistemático que se perfaz principalmente pela ação, e pela constante busca entre desenvolvimento econômico e ao mesmo tempo preservação do ecossistema. Visa também à própria sobrevivência no planeta, tanto no presente quanto no futuro. Não é simplesmente cuidar, mas também educar.
Construção Sustentável baseia-se no desenvolvimento que permita à construção civil enfrentar e propor soluções aos principais problemas ambientais de nossa época, sem renunciar à moderna tecnologia e a criação de edificações que atendam as necessidades de seus usuários. É um conceito que denomina um conjunto de práticas adotadas antes, durante e após os trabalhos de construção com o intuito de obter uma edificação que não agrida o meio ambiente, com melhor conforto. Uma edificação sustentável começa antes mesmo da construção com a