Vidro No Mundo
Ano lectivo 2013\2014
Vidro no Mundo
Trabalho realizado por: - João Nunes
- Luís Almeida
Índice
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
Introdução;
A origem do vidro;
O vidro;
Características;
A diferença entre o vidro comum e o cristal;
Vidros Esmaltados;
Vidro Temperado;
Conclusão.
Introdução
Os vidros estão massivamente presentes em nosso cotidiano, seja por meio de embalagens, nas esquadrias e fechamentos de nossas casas, na arte. No nosso campo de atuação, ou seja, na construção civil, inúmeras são as suas aplicações: podem garantir mais luminosidade, transparência, segurança, acabamento e decoração.
São encontrados no mercado em diversos formatos, composições, tipos e sob as mais variadas formas de produtos, contudo, sua escolha deve ser criteriosa. Na escolha deve-se observar e relacionar os mais diversos pontos como, por exemplo, tipo, funcionamento, dimensões, especificações do fabricante e aplicação a qual se destina, atentando-se sempre às normas técnicas correlatadas e se o fabricante possui certificações da ISO.
A origem do vidro
Não é possível precisar ao certo a origem do vidro. Alguns historiadores atribuem a descoberta do vidro aos mercadores fenícios, que o teriam descoberto acidentalmente, há mais de quatro mil anos. Isso teria ocorrido quando atravessavam o deserto, e utilizavam placas de nitrato de sódio sob as panelas durante o preparo dos alimentos. Eles começaram a perceber no solo, a formação de um material desconhecido: o vidro. Outra versão atribui a navegadores fenícios, que ao acenderem fogueiras em praias onde havia as duas matérias-primas básicas (a areia e o calcário de conchas), observaram que após sofrerem a ação do calor, o solo abaixo da fogueira resultava em um líquido transparente: o vidro.
No entanto, o vidro talvez seja uma invenção mais antiga ainda, conforme sustentam algumas pesquisas arqueológicas. Estudos têm apontado que os primeiros objetos de vidro de que se tem notícia