A Constru O De Uma Sociedade Sustent Vel
Universidade do Planalto Catarinense
Serviço Social 3° Fase
Bruna Mota
Eliane Mariano
Viviane Malinverni
Cuidado com a Sociedade Sustentável
Muito se tem falado hoje sobre o conceito de sustentabilidade nas organizações, embora o correto entendimento do termo e sua adequada importância ainda sejam muito mal expostos. É comum ouvir economistas e empresários se referirem ao assunto querendo com isso apenas divulgar suas preocupações com a estabilidade e a resistência das empresas, ou das finanças do país, simplesmente focados no campo econômico. Esse conceito considera que o resultado de uma organização deve ser medido em três dimensões: a ambiental, a econômica e a social, de forma difícil. É, portanto, sobre esse tripé que devem ser pautadas as decisões de qualquer organização.
Os modelos de desenvolvimento econômicos industriais tradicionais colocam a humanidade em apuros. É verdade que nunca antes na história humana tantos viveram com tanta fartura, com tanta longevidade, com tanto conforto e com tantas opções para consumo. Contudo, estes “afortunados” são poucos em relação aos mais de sete bilhões de seres humanos que habitam o planeta na atualidade. Mais de cinco bilhões de pessoas vivem hoje com menos de um dólar por dia, segundo dados do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.
Trazer toda a humanidade a um padrão de vida digno, com acesso a alimentação adequada, saúde, educação e oportunidades de trabalho é uma questão ética de primeira ordem e um desafio gigantesco. Economistas como afirmam que há recursos financeiros e meios de produção para elevar o nível de vida de grande parte da população como nunca houve na história. Entretanto, a questão fundamental é como fazer isso, se hoje já são consumidos recursos naturais a uma taxa 40% maior do que o planeta Terra tem condições de repor. Esse quadro de insustentabilidade não foi construído na geração atual, entretanto tem se acelerado