Constituição da empresa Glamour na área de cosméticos
Marcelo e Adriana são amigos desde os tempos de faculdade e sempre em suas conversas informais demonstravam o sonho de terem seu próprio negócio. Após diversas conversas os dois resolveram estudar o assunto com mais propriedade e realizaram diversas pesquisas sobre o mercado em que queriam atuar, fizeram visitas em eventos do ramo de cosméticos, visitaram empresas do ramo e com todos os dados em mãos decidiram transformar o sonho em realidade.
Em suas pesquisas descobriram que no Brasil entre o ano de 2000 a 2010, ocorreu uma grande conscientização e até mesmo a consolidação do tema empreendedorismo no meio empresarial. Este fenômeno aconteceu de forma globalizada, pois as grandes empresas com a velocidade do capitalismo tiveram que se adaptar ao aumento da competitividade, reduzindo seus custos para se manter ativa no mercado, e as consequências deste processo para a sociedade foi o aumento do índice de desemprego. Assim de forma natural, ex-funcionários começaram a criar novos negócios, e surge a partir deste momento descobertas antes desconhecida por parte desses ex-funcionários, como a falta de experiência em administrar seu próprio negócio, administrar seu tempo, a falta de crédito, excesso de impostos e altas taxas de juros.
Neste cenário, a contabilidade em uma organização tornou-se uma das ferramentas de maior importância na medida em que a concorrência ficou mais acirrada, pois a contabilidade tem como objetivo maior o controle do patrimônio das empresas, e dá ao gestor condições para as suas tomadas de decisões.
Após todas essas pesquisas, enfim Marcelo e Adriana iniciam o processo de sociedade, e para isso cada um irá investir o Capital inicial de R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais).
RAZÃO ANALÍTICO
HISTORICO
DEBITO
CREDITO
MARCELO
50.000,00
MOVEIS/UTENSILIOS
5.000,00 MAQUINAS/EQUIPAMENTOS
25.000,00
ADRIANA 50.000,00
FORNECEDOR 1
2.750,00
FORNECEDOR 2
1.240,00