Consolidação das Demonstrações Financeiras
1. Introdução
De acordo com a NBC T 8 – Das Demonstrações Contábeis Consolidadas, a consolidação é resultante da agregação das demonstrações contábeis, de duas ou mais empresas, sendo que uma delas possui o controle acionário direto ou indireto sobre a(s) outra(s).
É através da consolidação das demonstrações financeiras que podemos ter um real diagnóstico da situação econômica e financeira da entidade, buscando assim, avaliar através de indicadores, análise vertical e horizontal, comparar o desempenho com outras empresas, determinar características, evidenciar tendências e, com cuidado apresentar os resultados do exercício.
As demonstrações contábeis consolidadas são compostas pelo balanço patrimonial, demonstração do resultado do exercício, notas explicativas e outros quadros para esclarecimento da situação patrimonial.
Na preparação e elaboração da consolidação das demonstrações são observados os grupos do ativo, passivo, receitas e despesas. Alinhando informações de cada grupo econômico e somando assim seus saldos.
Destaca-se como objetivo principal das demonstrações financeiras consolidadas é apresentar os resultados das operações e a posição patrimonial e financeira da empresa matriz e suas subsidiárias, de forma que aparente ser uma única empresa com uma ou várias divisões.
Essa unificação torna as demonstrações financeiras mais apropriadas, para benefício dos acionistas e credores da empresa matriz e/ou do grupo. Pois assim, será possível a análise real da situação econômica e financeira do grupo. Para melhor assimilar o processo de consolidação, torna-se indispensável compreender que: 1) Demonstrações consolidadas são as demonstrações de um determinado grupo de entidades/econômico apresentadas de forma unificada; 2)Grupo Econômico é a união da Controladora e suas Controladas;
3) Controle é o poder de governar as políticas operacionais e financeiras das entidades envolvidas; 4)