ciclo do fosforo
Os ciclos biogeoquímicos tem importância vital pra a manutenção de vida na terra. Eles ocorrem em determinadas condições e as alterações nesses ciclos podem tem efeitos catastróficos no meio ambiente. As moléculas que compõem o elemento desses ciclos como o Fósforo (P), podem ser usadas para a criação de substâncias utilizadas no cotidiano, veremos o ciclo do P e suas alterações bem como substancias nocivas formadas e alguns de seus efeitos.
2. CICLO DO FÓSFORO
O ciclo do fósforo é um ciclo de origem sedimentar, pois está armazenado em forma sólida e tende não ser perfeito. As rochas são os maiores depósitos de fósforo, e a erosão destas libera o fósforo para o ecossistema, sendo que uma parte se deposita em sedimentos superficiais e acumulando nos mares. A transferência do fósforo e de outros materiais do fundo do mar se dá pelas aves e peixes (CEZAR, 2010).
O fósforo aparece em águas naturais principalmente devido a descargas de esgotos sanitários. Inclusos neste meio: detergentes superfosfatados, efluentes industriais provindos de pesticidas, fertilizantes, conservas alimentícias, abatedouros, frigoríficos, laticínios, químicas em geral. As águas drenadas em áreas agrícolas podem apresentar presença excessiva de fósforo devido ao uso de fertilizantes (PIVELLI, sd).
Na água o fósforo pode se apresentar de três formas sendo elas fosfatos orgânicos, ortofosfatos e polifosfatos. Sendo os fosfatos orgânicos a forma que o fósforo compõe moléculas orgânicas, os ortofosfatos combinam cátions com os radicais PO4-3, HPO4-2, H2PO4-, formando sais inorgânicos na água, e os polifosfatos são polímeros de ortofosfatos, não considerados muito importantes no estudo da qualidade das águas (PIVELLI, sd; MANSOR, 2005).
2.1 Importância do Ciclo do Fósforo e Alterações
Segundo Mansor (2005), a importância do fósforo nos ciclos biológicos se deve a sua participação em processos fundamentais do