CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DE PIAGET
Psicologia da Educação I Teorias Psicológicas
MANAUS - 2013
Gonclves
CONSIDERAÇÕES SOBRE A TEORIA DE APRENDIZAGEM DE PIAGET
Piaget infere que os indíviduos, sendo organismos biológicos ativo, interagem com o seu ambiente e através dessa interação, obtém conhecimento sobre eles, relação entre eles e objetos. Os dois principais mecanismos de ida e crescimento em seres humanos, assim como em outros animais, são organização e adaptação. Sendo o primeiro diretamente relacionado com as aptidões de transformar e combinar imputs sensoriais de dois ou mais elementos em um todo. O segundo está relacionado com a assimilação e com a acomodação.
Em seu sistema, Piaget indica que os estágios são definidos de modo a garantir uma ordem invariante de sucessões, mas que as estruturas que caracterizam cada estágio não são inteiramente predeterminadas pela hereditariedade.
O ambiente social e a experiência física contribuem para o avanço de cada estágio, sendo assim todas as crianças percorrem os estágios na mesma ordem, mas a idade cronológica em que as crianças completam cada estágio sucessivo varia um pouco.
Estágio 1: Sensório Motor (Nascimento aos 2 anos)
Esse estágio corresponde aos 2 anos de vida, a aprendizagem ocorre quando a criança capta o ambiente pelos sentidos, manipula objetos e outras ações motoras. No inicio o bebe não tem consciência do corpo, de relações sensórias (visão, som, tato, paladar), no final do período, as ações motoras estão bem coordenadas, podendo pegar brinquedos desempenhando várias ações simultâneas.
Experiência de vida ou fato conhecido. Nesse estágio é possível visualizar que bebês interessam por brinquedos onde podem tocar, um