Considerações sobre planos de aula e avaliação
1 INTRODUÇÃO 4
2 CONSIDERAÇÕES SOBRE PLANO DE AULA E AVALIAÇÃO 5
3 PLANO DE AULA: EXERCITANDO O CORPO E A LEITURA 7
4 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
Considerando os inúmeros benefícios que o plano de aula e a avaliação devidamente estruturados podem oferecer para atividade educacional, pode-se afirmar que tanto o plano de aula quanto a avaliação são elementos imprescindíveis para o bom desempenho do processo educacional. Diante do exposto, serão abordadas neste trabalho algumas considerações sobre estes elementos de ensino e aprendizagem.
Como embasamento teórico das contribuições apresentadas, foram eleitos Piletti e Menegolla e Sant’Anna para fundamentar as questões abordadas sobre plano de aula e Luckesi e Caldeira para fundamentar o conteúdo desenvolvido sobre avaliação.
Apresentando ainda, um plano de aula elaborado com todas as características necessárias, oferecendo aprendizado interdisciplinar e várias possibilidades de avaliação, o que se caracteriza como um método de ensinar e avaliar com capacidades ampliadas, enriquecendo a atenção dada ao aprendizado do educando.
2 CONSIDERAÇÕES SOBRE plano de aula e avaliação
Planejar e avaliar estão presentes em nossas ações, desde as mais simples até as mais complexas, norteando a realização de variadas atividades. São essenciais em diferentes setores da vida e indispensáveis na atividade docente. “O planejar é uma realidade que acompanhou a trajetória histórica da humanidade. O homem sempre sonhou, pensou e imaginou algo em sua vida.” (Menegolla, Sant’Anna, 2001, p. 15).
O plano de aula é de fundamental importância para que haja êxito no processo de ensino-aprendizagem, auxiliando o professor na realização de aulas dinâmicas e organizadas, estimulando o interesse dos alunos. Piletti se refere ao plano de aula,