RUBEM ALVES
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS E DA EDUCAÇÃO FAED
CURSO: PEDAGOGIA
Resenha crítica do livro entre a ciência e a sapiência de Rubem Alves
O presente trabalho visa fazer uma reflexão crítica a partir da obra de Rubem Alves, o livro Entre a Ciência e a Sapiência. O tema central que observo neste trabalho é a relação entre o conhecimento científico, os sonhos e a beleza das imagens. Poderíamos dizer que esta relação poderia ser conexa mas em nossa realidade nacional, percebemos que a uma forte desconexão e que é cada vez mais perpetuada e com certeza muitas vezes incentivada pela nossa televisão brasileira.
O autor inicialmente trás a idéia de que o povo é um conjunto de pessoas unidas pelo mesmo sonho. Hoje quem mais nos proporciona sonhar é a televisão, com suas novelas, telejornais e programas cujo o objetivo normalmente não é a educação. As vezes todos esses programas citados anteriormente tentam nos trazer a idéia de que são educativos, que mostram a realidade do cotidiano de cada pessoa. Normalmente as pessoas se identificam e acham que realmente estão aprendendo algo com a TV, a solucionar seus problemas diários, a se manterem informadas sobre o que acontece no mundo, mas poderíamos nos perguntar, o que mostram na TV é realmente a nossa realidade ou a TV acaba por decidir, incentivar ou mesmo persuadir para que tenhamos essa realidade? Outra pergunta que é possível fazer é que “verdades” são estas que a TV nos mostra? É científica? Talvez a maioria das pessoas não estejam preocupadas se são verdades os fatos mostrados, as vezes é mais fácil ficar na chamada “zona de conforto” e apenas ver os fatos sem ao menos fazer uma crítica sobre eles.
Programas educativos e revistas boas existem sim, só que poucas pessoas o procuram, normalmente aqueles que já possuem um grau de estudo mais elevado e que priorizam o que vai acrescentar algo a mais nos conhecimentos já trabalhados no meio escolar. Rubens afirma