Conservação
O método de conservação de alimentos consiste em manter o alimento o mais estável possível, em condições nas quais isso não seria possível, ou seja, conjunto de métodos que evitam a deterioração dos alimentos durante um período mais ou menos longo, chamado de tempo de prateleira. Para os primeiros métodos de conservação de alimentos usavam-se o sal e as especiarias para evitar a sua deterioração por microorganismos, atualmente usa-se a secagem (desidratação) e o resfriamento (refrigeração) para preservar os alimentos. Existem outros métodos de conservação, pelo calor, desidratação ou secagem, pelo frio, conservação por aditivos químicos entre outros, que tem como função manter as características do alimento estáveis.
O objetivo principal desses processos é evitar as alterações provocadas pelas enzimas próprias dos produtos naturais ou por microorganismos que, além de causarem o apodrecimento dos alimentos, podem produzir toxinas que afetam a saúde dos consumidores. Mas também existe a preocupação em manter, o sabor, aparência e conteúdo nutricional dos alimentos.
2- SECAGEM OU DESIDRATAÇÃO
Na secagem, desidratação ou dessecação procura-se remover ou diminuir a quantidade de água no alimento, evitando que sejam criadas condições propícias para o desenvolvimento dos microrganismos.
A secagem é uma técnica antiga de conservação de alimentos que consiste na remoção de água ou qualquer outro líquido do alimento na forma de vapor para o ar não saturado. Esta técnica vem sendo constantemente estudada e aperfeiçoada para obtenção de produtos com maior qualidade e menor tempo de processamento.
O processo de secagem e desidratação consiste em colocar o produto num local onde passe um volume de ar seco e quente, o produto é aquecido, o que promove a transferência de umidade para o ar, mais utilizado na conservação de carnes, peixes e grãos. Pode ser feito naturalmente, deixando o alimento ao sol ou num local seco, ou adicionando