Conservação do Cerrado
ESCOLA DE AGRONOMIA / ENGENHARIA DE ALIMENTOS
POTENCIAL ALIMENTAR DE ESPÉCIES VEGETAIS NATIVAS
DO CERRADO
Conservação do Cerrado
Acadêmica:
Professora:
Goiânia, 2011
1.
INTRODUÇÃO
Ocupando pouco mais de 2 milhões de km2, o Cerrado é a segunda maior formação vegetal da América do Sul, perdendo em tamanho apenas para a floresta Amazônica. Sua área corresponde a 22% do território brasileiro, abrangendo onze estados brasileiros, o Distrito Federal além dos países Bolívia e Paraguai.
O Cerrado é a savana mais rica em biodiversidade do mundo.
Estimativas indicam que existem cerca de 10 mil espécies só de plantas no
Cerrado. Destas, 45 por cento são exclusivas (endêmicas). As diferentes paisagens tornam o Cerrado um mosaico de beleza incomparável.
No
Cerrado,
encontra-se
um
dos
maiores
patrimônios
da
biodiversidade mundial. Suas espécies vegetais e animais são conhecidas ancestralmente devido ao seu enorme potencial farmacológico e alimentar.
Plantas nativas adaptadas aos longos períodos de seca típicos do clima do
Cerrado podem guardar a chave genética para a sobrevivência de espécies em situações de aumento da temperatura global.
Entre os cerca de 20 milhões de brasileiros que vivem na região, estão os chamados povos tradicionais (indígenas, quilombolas, extrativistas, etc.), com séculos de experiência no convívio com o meio ambiente. Natureza e cultura se entrelaçam no Cerrado e fazem do lugar uma das mais importantes regiões naturais da Terra a serem preservadas para o conhecimento e o desfrute das futuras gerações.
Apesar de seu enorme valor para a humanidade, o Cerrado está ameaçado. O desmatamento acelerado nas últimas décadas para a produção agrícola e pecuária, aliado à expansão urbana, reduziram a cobertura vegetal do Cerrado a pouco mais da metade do que foi um dia. Então, quando se afirma que o Cerrado abrange 204 milhões de hectares, não significa que o