Conservação de energia
Resumo: Com a finalidade de estudo dos conceitos do Princípio de Conservação de Energia, o ensaio experimental sugere a verificação da presença ou ausência de conservação da energia de um sistema elaborado através da movimentação de um projétil – esfera metálica – sobre uma rampa de lançamento, conferindo ao ensaio experimental potencialidades distintas de energia, como – energia cinética e potencial gravitacional. Elenca-se também conhecimento conceitual de Movimento em Duas ou Três Dimensões, relacionando os dados coletados experimentalmente com o estudo das componentes da velocidade em um eixo de coordenadas.
1. Objetivo: verificação e aplicabilidade dos efeitos do Princípio de Conservação de Energia em um sistema não conservativo.
2. Fundamentos Teóricos:
2.1- Energia: A energia é uma entidade fundamental na Física. É a constituição elementar do Universo. Quantidade abstrata que pode ser definida como a capacidade que um sistema físico, um corpo ou uma substância tem de realizar trabalho. Entretanto, nem toda a energia de um sistema físico se encontra em uma forma capaz de realizar trabalho. Na natureza, observam-se várias modalidades de energia, sendo que cada uma delas apresenta características próprias, exemplos – atômica (nuclear), térmica (calorífica), elétrica, magnética, eletromagnética (radiante), sonora, luminosa, cinética, potencial, mecânica, química, etc.
2.1.2- Energia Cinética: O trabalho total realizado pelas forças externas sobre um corpo é relacionado com o deslocamento do corpo, ou seja, com variações da posição do corpo. Contudo, o trabalho total também é relacionado com a velocidade do corpo.
Figura 1: Na figura 1a), a força resultante sobre o bloco está na mesma direção e no mesmo sentido do seu deslocamento. Pela segunda lei de Newton, isso significa que o corpo acelera; significa também, pela equação que o trabalho total sobre o