Consequências da evolução russa
As condições de vida da maior parte dos camponeses eram péssimas. Em geral, eles vivam em situação precária e sem ventilação. A alimentação do povo variava entre pão preto, batata e torta de milho. Nas aldeias a grande maioria da população era analfabeta porque quase não havia escolas. No plantio e na colheita eram usados instrumentos como arado de madeira e a foice. O Czar era um soberano absolutista, intolerante, insensível à miséria e opressão do povo. A imprensa era censurada, assim como qualquer tipo de manifestação contraria ao Czar. Por causa dessa situação horrível, somada com alguns outros motivos, surgiu a Revolução Russa: uma sucessão de eventos políticos que depois do Governo Provisório, resultou no estabelecimento do poder soviético sob o controle do partido bolchevique.
Como conseqüências dessa revolução, surgiram duas revoluções: a primeira foi uma revolução burguesa que derrubou o Czar, mas que tinha como meta a mesma opressão sobre o povo e a segunda, foi uma revolução proletária, que derrubou os burgueses e implantou a reforma agrária e varias medidas para atender o povo e suas necessidades básicas. Teve também uma contra revolução, liderada pela burguesia e por países europeus que queriam tirar o povo do poder. Essa contra revolução radicalizou o governo soviético, que passou a censurar tudo e perseguir qualquer suspeita de traição, mesmo que não fosse de fato uma traição, surgindo a partir daí a chamada Ditadura do Proletariado.
Nesse período do comunismo de guerra houve muita fome. A situação só melhorou com o programa de Lênin chamado NEP (Nova Política Econômica), uma pequena abertura econômica.Com a morte de Lênin em 1924, Stalin subiu ao poder, e que levou o país a um enorme crescimento econômico,