Consequência da poluição da água
Todos os tipos de lixo jogados na rua, podem por sua vez ser carregados por alguma tempestade, e levados para algum rio que atravessa a cidade.
As poluições que enxergamos são causadas pelo esgoto das casas, que lança nos rios o resto de comida e um tipo de bactéria que deles se alimenta: são as chamadas bactérias aeróbias, elas consomem oxigênio e destroem a vida aquática e, além disso, podem causar problemas de saúde se forem ingeridas.
Os vazamentos de petróleo são uma das piores causas de poluição do mar, pois essa substância espalha-se pela superfície das águas, levando anos para ser absorvida, o que gera sérios desequilíbrios no meio ambiente.
É muito comum às pessoas confundirem água poluída com água contaminada.
Água Contaminada: é aquela que transmite doenças, pois além de conter microrganismos, restos de animais, larvas e ovos de vermes.
Água Poluída: é aquela que tem cheiro forte, cor bem escura, que alterou suas características naturais, isto é, deixou de ser pura e saudável para os seres vivos.
A poluição da água traz consequências muito graves aos seres vivos. As principais são: 1. Substâncias tóxicas lançadas nas águas pelas indústrias e navios atingem os animais e os vegetais aquáticos, chegando a matá-los; 2. Os animais e vegetais aquáticos atingidos contaminam o homem; 3. Os esgotos das cidades podem lançar nos rios, lagos e mares seres vivos causadores de doenças. Estudos da Comissão Mundial de Água e de outros organismos internacionais demonstram que cerca de 3 bilhões de habitantes em nosso planeta estão vivendo sem o mínimo necessário de condições sanitárias. Um milhão não tem acesso à água potável. Em virtude desses graves problemas, espalham-se diversas doenças como diarreia, esquistossomose, hepatite e febre tifoide, que matam mais de 5 milhões de seres humanos por ano, sendo que um número maior de doentes sobrecarrega os precários sistemas de saúde