Conselho adm
Nos dias de hoje o tema “gestão ambiental”, é pertinente no âmbito empresarial, isto se dá principalmente no momento atual em que se percebe uma conscientização geral no intuito de preservação do meio ambiente. Clientes, consumidores ou até mesmo os fornecedores tem assumido uma postura no sentido de exigir das empresas com as quais se relacionam ações e políticas voltadas para a preservação do meio ambiente, bem como para um desenvolvimento sustentável. Essa cultura vem crescendo, tomando forma e espaço, o que reforça o fato da gestão ambiental ser um fator importante para o sucesso não só das grandes como também das médias e pequenas empresas.
Neste contexto, uma nova posição baseada na responsabilidade solidária é adotada pelas empresas, que passam abraçar uma política ambiental mais proativa relegando a um segundo plano as preocupações com multas e autuações. O que passa ser importante de verdade é o cuidado com a imagem da empresa, que busca mostrar que se preocupa não só para aspectos econômicos, bem como também o social e ambiental, levando a questão do desenvolvimento sustentável, adotando-se esta como uma responsabilidade da empresa. Hoje existem os tratados internacionais que asseguram para as empresas vantagens competitivas pelos investimentos em gestão ambiental, o principal instrumento de incentivo é a série dos certificados ISO 14000.
Portanto, torna-se necessário para a empresa neste âmbito a implantação uma boa medida de gestão ambiental, haja vista não somente a imagem da empresa diante dos seus clientes, consumidores, mas também sua rentabilidade, pois vários mercados internacionais exigem para importar produtos os certificados ISO 14000. Desse modo fica realçado que a questão ambiental não é mais uma forma de responder a questões legais, e sim fator de competitividade, conquista de mercado e manutenção da produção.
A questão ambiental e o desenvolvimento sustentável estão sendo cada vez mais valorizados pela sociedade,