conseitos de desumanizaçao e coisificaçao
14964 palavras
60 páginas
Quem reescreve um conto, aprende um tanto!– Projeto didático
Os contos tradicionais são textos que, por seu conteúdo mágico, fascinam crianças e adultos. Em geral, são histórias de autoria desconhecida, que fazem parte da cultura oral de um povo e se perpetuaram, como todos os textos da tradição oral, pela passagem de geração em geração.
A sobrevivência deles até nossos dias deve-se a pesquisadores, que, cada um em sua época e em seu país, fizeram um verdadeiro trabalho de garimpagem dessas histórias, viajando em busca dos contadores e contadoras que guarda- ram na memória esse repertório maravilhoso. Assim, temos as obras dos irmãos Grimm, na Alemanha; de Charles Perrault, na França; de Italo Calvino, na Itália; e de Luís da Câmara Cascudo, no Brasil.
Para os alunos, Ler ou ouvir esses textos permite que os alunos conheçam outros povos, ou e se reconheçam no imaginário deles e, desse modo, ampliem as formas de pensar, sentir e descrever o mundo dos contos. Não são poucos os Alguns autores que explicam o valor que as histórias os contos têm têm para nós, de tal forma que são conhecidas como “remédios para a alma”. Para as crianças, a luta entre o bem e o mal, a virtude e a vileza, temas principais dessas histórias, ajudam a organizar um mundo psíquico em que intensas e diferentes emoções convivem. Assim, os contos ajudam a criança a lidar com impulsos contradi- tórios, presentes em seu psiquismo.
Acrescido a esse valor cultural e formativo para o indivíduo, é importante apontar outro, profundamente relacionado ao nosso trabalho: ler contos talvez seja a forma mais segura de introduzir os alunos no universo literário.
Fascinadas pela temática desses textos, as crianças enfrentam desafios para compreendê-los, pois a linguagem nem sempre é simples. Com isso, am- pliam seu universo linguístico e seu vocabulário, conhecem variadas estruturas de frases e experimentam diferentes possibilidades da linguagem (descrições, diálogos etc.).
A