Consciência no Trânsito
Foi realizada uma reforma completa no sistema de trânsito japonês e hoje colhem os bons frutos. Respeito entre motoristas de veículos grandes e pequenos, motociclistas e pedestres. Hoje em dia é totalmente seguro andar pelas ruas japonesas.
Mas isso demorou anos, de trabalho sério, aplicação das leis com justiça e educação de base. As crianças aprendem desde o jardim da infância sobre as leis de trânsito com demostrações práticas realizadas por policiais nas escolas. No trânsito as leis são aplicadas com rigor, não há corrupção no corpo policial e o descumprimento pode levar a penas que chegam a prisão dependendo do grau da infração.
O departamento de trânsito possui um elaborado e minucioso acompanhamento de estatísticas de infrações e principalmente mortes ocorridas no trânsito. Essas estatísticas são utilizadas para se realizar mudanças para melhorar ainda mais o sistema. Em 2011 foram levantados dados apontando que nos últimos dois anos o índice de mortalidade nas estradas tem diminuído, assim como as multas por excesso de velocidade. Em contrapartida havia aumentado a quantidade de casos de acidentes sem grandes danos, causados por desatenção ao volante. Foi constatado que o vilão da história era o celular, ou melhor dizendo os motoristas imprudentes que dirigiam falando ao celular ou pior ainda mandando mensagens de SMS. Com isso desde 2011 foi implantada uma lei que proibia a utilização de aparelho de telefone celular ao volante, mesmo utilizando fones de ouvido.
Três meses antes da implantação da nova lei, foi realizada uma campanha nacional de conscientização no trânsito. Esta campanha,