Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil, e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra.
Costumes
Os costumes dos povos africanos foram escolhidos para ser tema das atividades em comemoração ao Dia da Consciência Negra, nesta quinta-feira (20), pela escola municipal Padre Gabriel, de Porto Novo, em Cariacica. Eles preparam exposição de objetos típicos e desfile de vestimentas com um único propósito: valorizar a cultura afro-descendente e levantar a bandeira pelo fim do preconceito.
A estudante da 4ª série, Karolyne dos Santos, de 10 anos, participava da animada comemoração na escola Padre Gabriel, nesta quinta. Apesar de ser um dia de festas, a pequena menina não deixou de levantar uma discussão sobre o preconceito contra a raça negra. "Hoje nós estamos fazendo a festa sobre o Dia da Consciência Negra, mas têm muitas pessoas ainda no mundo que são racistas. Todos somos diferentes", avalia.
Uma animada roda de capoeira se formou no pátio da escola. Meninos e meninas se revezavam em acrobacias ao ritmo do jogo, que se mescla arte marcial e dança, típico dos negros. Um desfile com