Consciência negra
Aluno: Paulo de Tarso Coutinho Sobrinho
Prof.: Magno
Matéria: Sociologia Data: 22.11.2012
TRABALHO SOBRE CONSCIÊNCIA NEGRA
O Dia Nacional de Consciência Negra é comemorado no dia 20 de novembro no Brasil.
Esta data foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003. Foi escolhida a data de 20 de novembro, pois foi neste dia, no ano de 1695, que morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
História do Dia Nacional de Consciência Negra
O dia Nacional da Consciência Negra é dedicado à reflexão sobre a inserção do Negro na sociedade brasileira. É uma data para se lembrar a resistência do negro à escravidão.
A homenagem a Zumbi foi muito justa por que ele representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência do negro a escravidão em geral e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
O dia é celebrado desde a década de 1960, embora só tenha ampliado seus eventos nos últimos anos.
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. Procura-se evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
A lei 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar, data em que comemoramos o Dia Nacional da Consciência Negra. A mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História