consciência negra
PEDAGOGIA
PROJETO: A EDUCAÇÃO NÃO TEM COR
COMPONENTES DA EQUIPE: JOÃO SANTANA E OUTROS
TUTOR: DANIEL MONTEIRO
RESUMO
Este projeto tem como foco de estudo as diferenças raciais e a importância de cada um no processo de construção da comunidade, pois vivemos em uma sociedade cada vez mais excludente, dotada de preconceitos étnico e social. Apesar dos esforços para combatê-lo é nítido que na maioria das escolas brasileiras os alunos são vítimas de discriminação/preconceito, às vezes, simplesmente pela cor da pele ou pela situação social na qual estão inseridos. Por isso, o projeto “A Educação não tem Cor” faz refletir sobre esta temática. Trabalhar a conscientização de que todos somos iguais independentemente da cor, da raça, religião e classe social, é imprescindível na busca da valorização das diferenças. Por isso, propõe-se envolver crianças e jovens a conhecer e valorizar as variadas etnias e culturas como forma de valorização da própria descendência.
Palavras-chave: Educação. Preconceito étnico-racial. Pluralidade cultural.
A EDUCAÇÃO NÃO TEM COR
2. DESCRIÇÃO
O presente projeto “Consciência Negra” deverá ser aplicado em classes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e de uma maneira geral, envolver todas as disciplinas, haja vista a importância de visualizar tal temática como pré-requisito para o trabalho com valores. A formação do indivíduo precisa ser trabalhada em nossas escolas, não só no que tange ao conhecimento em si, mas na formação global do ser humano. Assim, far-se-á necessário resgatar a nossa cultura, com a formação do povo brasileiro e a valorização do “outro”, não somente pela cor, mas pela igualdade, tão destacada na nossa constituição. Tal temática envolve uma série de conteúdos, os quais podem dialogar com as mais diversas disciplinas.
Atividades culturais poderão ser desenvolvidas e apresentadas no decorrer da execução do projeto, como: dança, leitura de textos,