Conscientização Ambiental
A humanidade estava apenas iniciando seu despertar para o desenvolvimento com respeito aos direitos das futuras gerações, ainda na década de 80, mas as primeiras respostas para garantir o cuidado e a proteção ao meio ambiente já começavam a ser dadas. É nesta década que o mundo assiste aos protestos de manifestantes contra petroleiros e usinas atômicas, enquanto acompanha a incipiente construção do conceito de desenvolvimento sustentável.
De um lado, vai-se gerando a idéia de desenvolvimento à longo prazo, com a difusão do termo ‘sustentável’ pelo relatório Brundtland, no âmbito da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento da ONU (Organização das Nações Unidas), em 1983. De outro, amplia-se a organização da sociedade em torno da criação de ONGs e a participação para a tomada de decisões sobre seu futuro comum.
REFLORESTAMENTO
Uns dos meios mais eficazes para o reflorestamento e contra o desmatamento são as ONGS. Elas têm um importante papel neste caso, pois elas defendem oque ainda existem nas florestas, ajudando os animais, plantas e até mesmo nós humanos e também fazem projetos importantes de reflorestamento, duas ONGS que fazem este trabalho no Brasil são:
ONG Florescer: Esta ONG foi fundada em 1994 com o objetivo de reflorestar o morro São João em Botafogo (RJ). Com o passar dos anos o envolvimento com a causa ambiental aumentou e hoje a Florescer faz um trabalho de reflorestamento não só mais no Morro São João e também no Morro da Babilônia. E trabalham com o propósito de despertar a consciência da população por meio da Educação Ambiental.
Início do Reflorestamento no Morro São João em 1990.
Viveiro de mudas Florescer (Trabalho Realizado no Morro São João).
ONG SOS Mata Atlântica: No conjunto de transformações e oportunidades colocadas pelos anos 80, pessoas que já atuavam dentro de outras entidades dentre: cientistas, empresários jornalistas, e defensores da questão Ambiental se