consciencia e cultura - as interações com o meio ambiente
A consciência é uma capacidade do homem em entender ou aprender sobre a realidade. No entanto o homem se relaciona com a realidade através de vários sentidos e capacidades por isso podem distinguir alguns modos da consciência humana que estabelecem a relação homem-mundo.
A crença em um poder superior considerado inteligente, isto é, divino. Os saberes, estão relacionados com as verdades reveladas pela fé.
Um saber adquirido de imediato, podendo ser sensível ou intelectual. Intelectual um conhecimento espontâneo de algo que universalmente é valido, sendo demostrado através de argumentos. Sensível um saber restrito, onde só podemos conhecer-lo a partir de experiências individuais.
Busca a compreensão da realidade através de princípios que a razão estabelece. Desenvolvendo assim no ser humano um processo de trabalho para se obter o conhecimento, o de abstração (separar e isolar as partes essenciais a saber) e a análise (detalhar as partes a estudar).
Os riscos da violência, da alienação e da solidão há muitos séculos encontram um sério inimigo: O pensar crítico e racional.
Atiçando homens adormecidos no sono fácil das idéias prontas, o pensamento crítico tem a filosofia como seu principal soldado. A palavra é seu principal instrumento de combate. Nascida da decepção, do espanto, da angústia enfim, como resultado de uma situação de tensão e de questionamento, a atitude filosófica é uma busca criativa e de solução aos problemas intermináveis da realidade humana.
Revelando os aspectos mais ricos da