ECOLOGIZAR Ecologia Meio Ambiente Tica Sustentabilidade
:: ECOLOGIZAR ecologia, meio ambiente, ética, sustentabilidade ::
Uma Constituição para a Federação do Planeta Terra As ciências ecológicas Consciência e cultura ecológica Colapso ou sobrevivência Dez caminhos para expan dir a consciência ecológica Do homo sapiens ao homo ecologicus Ecologizar Ecologizar a gestão pública Terra ilha Ecologizar a universidade Ecologizar as disciplinas Ecologizar a arquitetura Cultura da Paz e Cultura Ambiental A Arquitetura da Gestão Ambiental Colegiada Meio Ambiente e Cidadania O Princípio Protetor Recebedor Ecologizar o Desenvolvimento Sustentável A Guerra e o Meio Ambiente
A guerra e o meio ambiente
As atividades humanas produzem impactos ambientais sobre o ar, a água de superfície ou subterrânea, o solo, o subsolo, a paisagem natural, o ambiente construído, o ambiente sócioeconômico e cultural. Causam impactos no ambiente a ação produtiva por meio da indústria, da mineração ou da agricultura; a ação individual ou coletiva, pública e privada e a ação militar.
Para muitas das atividades humanas, a consciência ecológica ajudou a criar práticas de redução ou de minimização desses impactos negativos. Leis foram aprovadas e instituições, estruturadas. Criaramse procedimentos e ferramentas como a avaliação de riscos ambientais e o licenciamento ambiental, que contribuem para prevenir, reduzir ou mitigar tais efeitos ambientais negativos. Entretanto, esses cuidados ainda não foram estendidos à atividade humana potencialmente mais degradante e devastadora do ambiente: a atividade da guerra. Dentre todas, essa é a que tem o maior possibilidade de gerar conseqüências negativas e sofrimento para as pessoas e para o meio ambiente.