Consciencia no trabalho
Consciência no trabalho
Querido Osho,
Você nos fala para sermos conscientes em tudo, o que significa ser um observador de todas as coisas, de todo ato.
Quando eu decido estar consciente no trabalho, eu perco a consciência, e quando eu me torno consciente de que eu não estava consciente, eu sinto culpa.
Eu sinto que eu cometi um engano. Você poderia explicar?
"Esse é um dos problemas enfrentados por todo mundo que está tentando estar consciente enquanto trabalha, porque o trabalho exige que você deve se esquecer de si próprio completamente.
Você deve estar envolvido nele tão profundamente...como se você estivesse ausente. A não ser que esse total envolvimento esteja presente, o trabalho permanece superficial.
Tudo que é grandioso, criado pelo homem, na pintura, na poesia, na arquitetura, na escultura, em qualquer dimensão da vida, necessita que você esteja totalmente envolvido. E se você estiver tentando estar consciente ao mesmo tempo, seu trabalho nunca será de primeira classe, porque você não estará nele. Assim, consciência, enquanto se está trabalhando, necessita de um tremendo treinamento e disciplina e a pessoa tem que começar com ações bem simples. Caminhar, por exemplo. Você pode caminhar e pode estar consciente de que está caminhando, cada passo pode ser cheio de consciência.
Comendo... exatamente do jeito que se toma chá nos mosteiros Zen. Eles chamam de 'cerimônia do chá' porque bebendo chá, aos poucos, a pessoa tem que permanecer alerta e consciente.
Essas são pequenas ações, mas para começar elas são perfeitamente boas. A pessoa não deveria começar com alguma coisa como pintura, dança, pois esses são fenômenos muito