Consciencia Negra
Tema: Problemas Socioculturais.
Para estas aulas o grupo deve discutir os temas postos nas aulas 17,18 e 19, bem como se cercar dos princípios sociológicos já discutidos nos fóruns e atividade 1. Cada grupo poderá escolher uma das datas abaixo. O grupo deve fazer uma pequena pesquisa sobre a origem a data e explicá-la sociologicamente com os conceitos postos nas aulas citadas (tais como etnocentrismo, alteridade, relativismo cultural, etc.), demonstrando assim, os motivos da instituição da data, as implicações sociais, econômicas, históricas e políticas, salientando o preconceito e a discriminação sofrida pelas minorias representadas nesses eventos. O material consultado deve ser informado como fonte de pesquisa e nada deve ser copiado, apenas interpretado pelo grupo. Dia Internacional da Mulher Parada do orgulho LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais) Dia do Índio Dia da Consciência Negra.
Dia da Consciência Negra
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado em 20 de novembro no Brasil e é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A semana dentro da qual está esse dia recebe o nome de Semana da Consciência Negra.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. O Dia da Consciência Negra procura ser uma data para se lembrar da resistência do negro à escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549).
Algumas entidades como o Movimento Negro (o maior do gênero no país) organizam palestras e eventos educativos, visando principalmente crianças negras. A instituição procura evitar o desenvolvimento do auto-preconceito, ou seja, da inferiorização perante a sociedade.
Outros temas debatidos pela comunidade negra e que ganham evidência neste dia são: inserção do negro no mercado de trabalho, cotas universitárias, se há discriminação por parte da polícia, identificação de etnias, moda e beleza negra, etc.
O