Conquistas do Assistente Social
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE SERVIÇO SOCIAL
CONQUISTAS DO ASSISTENTE SOCIAL
Ana Cláudia Andrade de Arruda RA: 442378
Cleudenice Silva Gonçalves RA 411388
Daniele Santana de Brito RA 426723
Ivanilda Pereira Da Silva RA 430993
Lélia Sueli Caramel RA 428697
Sirlei Paulino Gama RA 431915
Atividade Prática Supervisionada entregue como requisito para conclusão da disciplina: “Serviço Social Contemporâneo”, ministrada pela professora Ma. Edilene Xavier Rocha Garcia.
Campo Grande/ MS
12/06/2013
Introdução
O profissional do serviço social, há décadas vem lutando pela justiça social. Nos primeiros anos de direito social a batalha tem sido constante pelos cidadãos, e isso envolve o poder político e suas leis, que às vezes trazem benefícios e outras vezes prejudicam outras leis já existentes. Algumas décadas atrás houve uma manifestação com o objetivo de acabar com a ditadura militar e assim o movimento se espalhou trazendo o direito aos cidadãos na área social. Por isso pessoas se uniram para lutar por seus direitos, esses movimentos desencadearam desentendimentos nos interesses econômicos e sociais.
É preciso estar por dentro e saber como funciona o poder judiciário e ate onde o cidadão pode ir para garantir o direito da sociedade onde vive, sem que haja intervenção do poder público, e que não sejam tratados com desigualdade social. O poder judiciário precisa exercer justiça para que todos tenham um direito social e sem discriminação.
Ligações entre profissional do Serviço Social e mudanças ocorridas no decorrer das décadas
Inicialmente, achamos interessante falar da origem do dia do Assistente Social no Brasil. Em nossa pátria, o Serviço Social foi criado em 1936, “a partir das iniciativas dos grandes líderes da Igreja Católica no país, inspirados na Doutrina Social da Igreja então enriquecida por uma nova Encíclica Social: a “Quadragésimo Ano”