Connectors
Trabalho realizado por: Alfredo Pistão, Nº1, 9ºE
ÍNDICE
Introdução
4
Testes de condição física
5
Conclusão
7
Anexos
8
INTRODUÇÃO Este trabalho vai ser realizado a pedido da professora de Educação Física e abordará a temática dos testes de condição física. Durante a minha pesquisa pude observar que há vários testes que nos permitem constatar a condição física de determinada pessoa. Como sou atleta (jogador de futebol) foi engraçado aperceber-me que já tinha feito alguns destes testes.
TESTES DE CONDIÇÃO FÍSICA
Tal como descrevi na introdução, pude encontrar vários tipos de testes, entre os quais decidi destacar os seguintes:
IMC
O IMC é um dos testes mais conhecidos, mesmo pelas pessoas que não praticam actividade física, uma vez que até ao nível da nutrição é um teste muitas vezes utilizado.
O Índice de Massa Corporal é a relação entre o peso e a altura, de acordo com a idade e o sexo.
IMC=peso\altura²
FORÇA SUPERIOR Em pé, atrás de uma linha marcada no chão e sem mover os pés, lança-se como no “lançamento pela linha lateral no futebol” uma bola medicinal de 2 quilogramas. Após o lançamento pode transpor a linha. São executados dois lançamentos não consecutivos e anota-se o melhor resultado. Este teste é muito utilizado no andebol, para se ter noção da força superior, de braços dos elementos da equipa.
FORÇA MÉDIA De braços cruzados no peito com ajudante a segurar os pés, durante sessenta segundos, fazer o maior número de abdominais.
Tal como o nome indica este teste vai permitir perceber a força abdominal do individuo que executa o exercício.
FORÇA INFERIOR Impulsão horizontal, sem balanço, duas tentativas consecutivas. Toma-se o melhor resultado.
Com este teste vai ser possível detectar a força do atleta ao nível das